top of page

SESSÕES DE PAINEIS.

O X SSBG valoriza a apresentação em sessões de painéis. Os participan-tes terão espaço e horários reservados especialmente para a exposição dos resultados de suas pesquisas. Para tanto, as discussões junto aos painéis se-rão realizadas nos finais das tardes, quando as demais atividades técnicas estarão encerradas.

AOS APRESENTADORES.

Cada apresentador terá reservado um espaço de exposição de 90 x 100 cm, de fundo claro. A apresentação dos trabalhos nas sessões de painéis seguirá os seguintes horários:

09h às 11h

Montagem

17h às 18h20

Apresentação

18h20 às 18h40

Desmontagem

ORIENTAÇÕES.

Um bom trabalho científico pode perder seu valor se mal apresentado. O painel deve unir qualidade de conteúdo e forma, com desenho ordenado, fi-guras objetivas e bem elaboradas, textos resumidos e legíveis.

O Painel em Geral

A área principal do painel deve privilegiar a região do nível dos olhos, um pouco acima e abaixo, de leitura mais confortável. A disposição de blocos de texto e de ilustrações deve seguir disposição horizontal (de leitura). O painel deve ter aparência clara. O texto deve ser conciso, objetivo, e de-vem ser apresentados apenas dados que deem suporte às conclusões. Antes de começar, faça um esboço do painel e peça a diferentes pessoas para cri-ticarem.

A Disposição em Colunas

A disposição de textos e ilustrações deve ser feita segundo três colunas verti-cais de 28.5 cm, com espaçamento mínimo de 3 cm entre elas (figura abai-xo). O limite lateral das colunas é padrão para os textos. As ilustrações po-dem ter larguras de uma coluna, ou maiores, de duas ou três, conforme a conveniência.

A Estrutura do Painel

O título do trabalho, assim como o nome dos autores, devem ficar em posi-ção de fácil acesso. O arranjo na apresentação de textos e ilustrações deve seguir a ordem natural de leitura, da esquerda para a direita, de cima para baixo. Partes componentes do painel podem ser numeradas, indicando a or-dem, ou pode-se indicar a ordem de leitura por setas. O conteúdo da apre-sentação pode ser compartimentado em itens usuais como: Introdução, Mé-todos, Resultados etc.

X SSBG - Modelo sugerido para a esquematização de um painel.

O Design do Trabalho

Recomenda-se alternar texto e ilustrações. Assim, as partes do conteúdo te-rão exposição mais objetiva e agradável à leitura. Para um desenho (design) mais atrativo, sugere-se que a diagramação seja equilibrada, leve e comunicativa. Evite uso de fundo escuro ou com muita informação gráfica, tais como fotos ou texturas densas. Imagens fotogênicas como mapas colori-dos, sessões geológicas e sísmicas, fotografias, reduções e ampliações de ilustrações devem ser manipuladas de diferentes formas, objetivando-se sempre o destaque ao que se deseja comunicar e a simplicidade do pai-nel. Deixando-se de lado detalhes desnecessários. Evite o uso de tabelas, prefira apresentar resultados em diagramas em formato de barras, triangula-res, binários, pizza etc.

Sobre a Legibilidade

A apresentação gráfica utilizada no painel, tanto no texto como nas ilustrações, deve ser bem legível à distância de um a dois metros. Sugere-se o uso de letras de no mínimo 18 pontos. Os títulos devem ser de corpo maior, mas evite abusar de recursos gráficos como o negrito e letras maiúsculas no início de palavras comuns (que não são nomes próprios), ou letras grifadas. O abuso destes recursos, além de tornar o texto cansativo à leitura, faz com que percam a força de destaque quando dele necessitamos.

Use letras de desenho mais aberto e limpo, por exemplo, Verdana, Calibri, Arial. Para título e subtítulos é aconselhável combinar letras maiúsculas com minúsculas. Não apresente texto todo em letras maiúsculas, pois se torna incômodo à leitura, veja o exemplo:

O USO DE LETRAS MAIÚSCULAS NO TEX-TO TORNA A LEITURA INCÔMODA PARA O LEITOR. SE VOCÊ NÃO ACREDITA, LEIA O MESMO TEXTO ABAIXO, ESCRITO COM LETRAS MINÚSCULAS.

O uso de letras maiúsculas no texto torna a leitura incômoda para o leitor. Compare novamente, leia o mesmo texto do parágrafo anterior, todo escrito com letras maiúsculas.

A espessura das linhas na apresentação final dos desenhos, mapas, diagra-mas, seções etc. não deve ser menor que 0,7mm. Verifique a legibilidade das figuras à distância mínima de um metro. A qualidade da impressão é fundamental em um bom painel.

Se for plastificar seu painel use textura fosca para evitar reflexos indesejá-veis na leitura. Atenção especial deve ser dada ao transporte de seu painel, pois todo o trabalho dispensado na execução pode ser prejudicado se mal embalado ou acondicionado.

O Texto

O texto deve ser extremamente breve, mas não utilize recortes sem edição ou todo o resumo publicado, apenas fracionado. Lembre-se que a forma de apresentação em painéis tem suas peculiaridades. Por exemplo, são para leitura rápida e à distância, em ambiente de múltiplos estímulos. E concor-rendo com vários outros painéis simultaneamente expostos. Difere muito da leitura de um texto impresso ou numa tela de computador, como de um resu-mo. As mensagens que acompanham as ilustrações também devem ser bre-ves.

Atenção ao Fixar o seu Painel

 

Embora deva ser fornecida pela organização, recomenda-se levar fita adesi-va de dupla face. Não use montagens muito pesadas para que o painel se-ja adequadamente fixado.

SUGESTÃO DE PAINEL.

Para facilitar o trabalho dos congressistas, o X SSBG fornece uma sugestão de painel aos interessados. A Comissão Organizadora ressalta que valoriza e fomenta a criatividade dos autores na confecção de seus painéis.

X SSBG - Sugestão de Estrutura de Painel

SOBRE.

+ SOBRE TRABALHOS
SESSÕES
TEMÁTICAS
RESUMOS
APRESENTAÇÕES
ORAIS
bottom of page